domingo, 17 de agosto de 2014

APELO ÀS IGREJAS DE BELO HORIZONTE, da RMBH, de MG e do BRASIL, A TODOS/AS OS/AS RELIGIOSOS/AS DAS ORDENS RELIGIOSAS, das CONGREGAÇÕES, PESSOAS CRISTÃS E DE OUTRAS RELIGIÕES.


APELO ÀS IGREJAS DE BELO HORIZONTE, da RMBH, de MG e do BRASIL, A TODOS/AS OS/AS RELIGIOSOS/AS DAS ORDENS RELIGIOSAS, das CONGREGAÇÕES, PESSOAS CRISTÃS E DE OUTRAS RELIGIÕES.
 
Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos. Desci para libertá-los das mãos dos egípcios e fazê-los sair desse país para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel. " (Ex 3,7-10)

As coordenações das Ocupações Rosa Leão (1.500 famílias), Esperança (2.638 famílias) e Vitória (4.500 famílias), situadas na Região do Isidoro em Belo Horizonte e Santa Luzia, MG, as Brigadas Populares, a Comissão Pastoral da Terra, o MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), o Grupo Arquitetos Sem Fronteira Brasil e toda Rede de Apoio vêm, com Esperança Urgente, pedir apoio e solidariedade para as Ocupações, acima referidas, pois cerca de 8 mil famílias (mais de 20 mil pessoas, 70% mulheres e crianças, milhares de crianças, centenas de idosos e deficientes) está sob gravíssima ameaça de Despejos Forçados SEM ALTERNATIVA DIGNA. Há evidências de que se a Polícia de MG chegar para despejar as ocupações, poderá acontecer morte de muita gente. Só diálogo e negociação poderão evitar tragédias e banho de sangue e chegarmos a soluções justas e pacíficas.
As famílias clamam por presença de pessoas solidárias que venham acampar com elas nas Comunidades em uma vigília permanente enquanto esperam a chegada da polícia ou uma negociação para realizar atividades pastorais, sobretudo com as crianças que, pela pressão psicológica e pelo medo são as principais atingidas.
São muitas as violações que estas famílias vêm sofrendo e já se encontram nas comunidades diversas pessoas de Movimentos Sociais Populares que têm marcado presença e demonstrado apoio. Mas precisamos de mais gente pelo número grande de famílias e pela grande demanda. Há mil formas de apoiar e não ser omisso e nem cúmplice de um massacre anunciado.
Sugerimos, é uma ideia, pela Conferência dos Religiosos do Brasil/MG (CRB) ou por iniciativa de alguma Ordem/Congregação, seja formada uma Comunidade intercongregacional que possa permanecer nas ocupações e cujos membros, caso seja necessário, possam se revezar até a situação melhorar.
As Comunidades Rosa Leão, Esperança e Vitória são muito acolhedoras e as famílias clamam por apoio.
Dom Walmor de Oliveira, arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, já telefonou para o Gabinete do Governador de MG e exortou para que o Governo de MG não envie polícia, mas dê prazo razoável para que as negociações fluam. E, em celebração na Serra da Piedade, dia 15/08/2014, o arcebispo Dom Walmor manifestou apoio firme à luta das Ocupações do Isidoro, exortou para o diálogo, negociação, respeito à dignidade humana e pediu que o poder público não se precipite em tentar fazer os despejos. A Rádio Itatiaia divulgou entrevista com Dom Walmor exortando para o diálogo.
Ontem, dia 16/08/2014, Dom Wilson Angotti Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, visitou, celebrou e abençoou o povo das Ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória, acompanhado do padre João Lucena (da Paróquia São Raimundo Nonato, no bairro Londrina, em Santa Luzia, MG), de frei Gilvander Moreira, padre da Ordem dos Carmelitas, e de várias outras lideranças.
Na esperança de que este clamor seja atendido, aguardamos retorno.

Grande abraço, com ternura e resistência,

P/ coordenações e Movimentos Sociais,
Frei Gilvander Moreira, email: gilvanderlm@gmail.com

Contatos para maiores informações:
com Isabela (cel.: 31 8629 0189), Rafael Bittencourt (cel.: 31 9469 7400) ), com Charlene (cel.: 31 9338 1217 ou 31 8500 3489), com Edna (cel.: 31 9946 2317), com Elielma (cel.: 31 9343 9696), com Bruno Cardoso (cel.: 31 9250 1832); Poliana (cel. 31 9523 0701) ou com Leonardo MLB (cel.: 91330983).

Maiores informações também nos blogs das Ocupações, abaixo:


ACOMPANHE O QUE ESTÁ SENDO POSTADO NOS BLOGs, ACIMA e nas páginas das Ocupações no facebook.

“Nossos direitos vêm...” Pátria Livre! Venceremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário