terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mais um jovem é vítima da violência urbana

Nota da Ocupação William Rosa

Hoje, dia 12 de novembro, comemoramos o aniversário de um mês da ocupação William Rosa. Temos muitos exemplos de solidariedade e trabalho coletivo para serem apresentados. Exemplos que mostram que quando o povo se une para lutar pelos seus direitos vencem dificuldades inimagináveis. Superam velhos conceitos individualistas e aprendem a viver coletivamente. A troca, a ajuda mútua passa a ser a principal lei dentro da comunidade.

Nossa cozinha coletiva, que vive das doações dos moradores e colaboradores, alimenta mais de mil famílias por dia. Alimento que vem do trabalho de voluntários que entendem que esta é uma contribuição fundamental para a luta. Os dias de chuva só são superados por que um abriga o outro e ajuda na reconstrução dos barracões destruídos. Todos os espaços coletivos: cozinha, creche, segurança, bazar foram feitos a várias mãos que se erguem na luta e no trabalho cotidiano.

Até agora evitamos o despejo e colocamos muitos tijolos em nosso sonho de ter onde morar, de oferecer um lar aos nossos filhos. Mas nem tudo é motivo de comemoração. Enfrentamos a insensibilidade dos governos e a truculência da polícia que no dia 01 de novembro bombardeou a ocupação por quase 2h, ferindo mulheres e crianças.

Hoje fomos mais uma vez vítimas do descaso e da violência. Um jovem foi assassinado dentro da ocupação. O atirador é desconhecido, mas não nos furtamos de apresentar os culpados que vitimam diariamente milhares de jovens nas perifeias das cidades. Não nos iludamos: não evitaríamos que os problemas cotidianos do povo atingissem nossa comunidade. As armas que matam nossos jovens não são fabricadas em nossos bairros.  Chegam aqui por aqueles que controlam o poder do estado, da polícia e a economia em nosso país, os mesmos que marginalizam a juventude pobre, que a condena a não ter perspectivas decentes de vida. Os poderosos que negam moradia, saúde e educação à população trabalhadora são os verdadeiros responsáveis pela morte de mais um jovem negro nesta cidade.

A única saída para toda a miséria social da juventude é a luta por nossos direitos. Hoje choramos a morte em nossa ocupação, mas nossas lágrimas só reforçam a necessidade de seguir em frente.


Viva a Ocupação William Rosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário